sábado, 21 de janeiro de 2017

adoro as tuas curvas...

Penso que foi na primavera, sim, foi, o Sol estava alto e fazia calor, sim sem duvida.
Eu peguei no carro e fui por aí a cima, e quando eu digo por aí acima, quero dizer no sentido centro Este.
Eu e a minha mania do IC8, provavelmente é um dos sítios de Portugal com mais diversidade, em tudo, na paisagem, nas pessoas, na "perspectiva" na sua globalidade.
Além disso, se eu me arrepender durante o trajecto, se quiser mudar de destino tenho sempre a antiga nacional 2, aquela que ligava Chaves a Lisboa nos anos 60, sim nós também temos uma famous Route 66 , mas como costumo dizer, muita coisa passa ao lado de um Portugal muito esquecido, corrupto, acabado...É pena, e é com muita satisfação que vejo alguns jovens que decidem abandonar os cânones tradicionais (de ter um emprego) e recuperar de alguma forma o que já parecia perdido. A Joana M com os seus doces de mirtilio na zona de Sever, quinta Vermelha do amigo José Rocha, e das deliciosas compotas de frutos "Apanhados do Chão" da Ana Rita S.
Estas são algumas propostas entre tantas, boas ideias, de gente boa, com um objectivo. O pior de tudo é o bicho papão chamado Estado que na (sua) maioria das vezes destrói um sonho. Impostos para cá, e para lá entre outras situações que agora não interessam para este texto.
Tenho passado as minhas noites nisto, são sitios fantásticos, ideias maravilhosas, lugares lindíssimos de um Portugal demasiado fechado em si mesmo, apertado para se salvar e para alimentar os abutres que continuam muito ávidos de comer aquilo que resta. E assim não vamos lá e a emigração é a unica alternativa, porque há bocas para alimentar, para cuidar, etc, etc, etc.
Os meus caminhos não são e nunca serão as auto-estradas do meu país - o meu dinheiro não é para usurpadores, prefiro as velhinhas nacionais, tenha eu um chaveco reles ou um Porsche.
Tenho muitas fotos dos meus passeios, dos lugares, das vilas bonitas que temos.
Eu sou suspeito, quem tiver possibilidade de fazer este circuito muito "cansativo" durante um fim de semana não o dará como perdido. Chegar bem cedo a Oleiros e tomar o pequeno almoço composto por duas belas  torradas de pão de centeio e meia de leite de cabra sem açucar no largo da vila, é fantástico para quem gosta de sabores fortes. Depois seguir no sentido Este pela velhinha estrada nacional 238 em direcção ao Fundão. Parar para almoçar um fantástico cabrito no forno no restaurante " O Alambique", e quem for guloso provar o queijo de ovelha - algo fantástico.
O Fundão não é uma vila bonita, mas tem como pano de fundo a Serra da Estrela que dá um toque de charme à vila.
Sugiro, na minha opinião, continuar a nossa viagem até Penamacor, aproveitar este tempo para visitar a "Vila do Madeiro" , esta sim é uma vila pequenina muito bonita, assente numa colina, casas em pedra granito, tem um Castelo muito interessante para quem gosta de fotografia - Espanha mesmo ali! As pessoas são encantadoras sabem receber bem, falam pelos cotovelos, e eu que sou um gajo fechado fico contagiado com tanta abertura. Continuemos a nossa viagem até ao destino final, até aquela que é para mim a mais linda aldeia de Portugal - Monsanto. Por curiosidade, esta aldeia chegou ater 3500 habitantes, hoje tem menos de 600 habitantes.
Alojamento, eu preferiro o  solar "Chafariz Mono" próximo da antiga casa onde nasceu Fernando Namora.
De regresso a casa, opto pelas curvas do nosso terreno, Escalos de Baixo, Castelo Branco, Retaxo e paragem obrigatória para um ultimo café em Vila Velha de Rodão, e aproveitar para olhar para o Tejo, de uma forma, mais sereno, mais largo em margens, mais limpo...é bom ficar aqui 5 minutos! é mesmo, é o tempo de um café! e nada é perdido.
Continuo a nossa viagem por terras de Proença a Velha - Lindo!!!, Sertã- Fantástica,Cernache do BomJardim - Pensativa, Dornes- (eu era feliz aqui) , Cabaços - Os anos 40 perfeitos, Alvaiazere - o descanso do guerreiro, Abiul - a taurada mais antiga de Portugal...
Portugal, adoro as tuas curvas...até breve, muito em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário