domingo, 20 de novembro de 2016

Tinha chegado o dia (2)




A minha curiosidade pelas coisas, pela história, principalmente histórias de guerra não tem limites.
Sou ávido de saber de tudo, e estando na Polonia, hoje na zona da Baixa Silésia , uma das mais afectadas nos anos 40 (segunda guerra mundial) não podia deixar passar esta oportunidade de ver em loco certas coisas.
Natalya Straussman Bauman, pequenina, não mais de 1,60 de altura, hoje com 84 anos - prisioneira de Auschwitz - ala da lavandaria (mulheres).
Foi em redor de sua casa de madeira muito velha, a cair aos bocados que fomos recebidos, eramos 7 pessoas, mais um tradutor, o nosso polaco ainda está muito fresco!
O que ela contou foi incrivel, fantástico, com tanta magia como de terror nos assuntos contados.
E os temas eram tão sóbrios que parecia que tinha regressado há pouco tempo daquele local.
Tinha 9 anos quando foi para lá, separada dos pais, já dentro do campo de concentração - nunca mais voltou a vê-los. Sem saber o que era aquilo, uma menina não tem consciência para aquilo que vem depois...e o terror começa.
As violações, a fome, o tifo, os testes e as experiências médicas do Cap. Mengele ( médico oficial das SS) foram contadas ao pormenor.
Foi uma experiência interessante que eu estou a colocar em papel, para outra altura, para outro lugar, não para este blog.
Quando fomos embora, demos todos um grande abraço à Natalya...o meu foi comoventemente apertadinho...merece a paz esta senhora.
O mundo continua a girar e estranhas coisas vão acontecendo, ele não pára, não conhece os homens...

Sem comentários:

Enviar um comentário