sexta-feira, 23 de junho de 2017

um pedaço de pão e uma sardinha assada

Não sei porque raio fui lembrar-me disto. Saudades, ou falta de qualquer coisa para além da vontade e das saudades. Coisa estúpida, pensei eu um dia, afinal, caíu-me bem em cima da cabeça. Esta coisa tão nossa, tão portuguesa, que não vislumbro em mais nenhuma comunidade.
Eu fiz o meu primeiro almoço, no Domingo passado, para o meu pequeno e quanto baste grupo de "amigos" do escritório: uma Argentina de 32 anos a Llaide, um Holandês de 29 anos o Holster, e um Francês de 40 anos o Guyllaume.Este ultimo faz-me rir só de o ver porque tem um nariz que parece um arranca-pregos!!!
Pensei bastante na refeição que iria preparar, afinal, são de origens e hábitos distintos. Pensei cá com os meus botões: vou fazer uma "merda" bastante tuga!!! e se assim pensei assim o fiz!
Aqui é complicado comprar coisas que sejam "nossas" , não existe peixe como nós temos -saudades de uma boa posta de pargo ou robalo !!! Jazus!!!
Não , não fiz peixe...encontrei borrego! e comprei uma perna de borrego...mas nunca na minha vida fiz borrego.
Lembrei-me de como a minha avó fazia quando cozinhava, eu estava sempre atento ao que ela fazia.
Coloquei a carne no tabuleiro, coloquei sal, pimenta cayenne, colorau, azeite, salsa picada, uma folha de louro...e depois inventei, coloquei manjericão, uma colher de açafrão das indias, para terminar o feito, meti dentro da carne pequenos pedaços de alho. Reguei a coisa com vinho branco Francês (é o que há cá! o que é que eu posso fazer?!) Levei ao forno, e quando o dito começou a ferver coloquei pequenas batatinhas a encher o tabuleiro. Não provei!!! Passado uma hora fechei apaguei o forno...só provei o molho!
Jazus! estava uma delícia!!! a coisa estava a correr bem.
Pensei fazer um doce, mas como eu só sei fazer mousse, flan e gelatina...pensei numa vianetta baunilla, um geladinho sabe sempre bem...
Coloquei a mesa, os pratos, os copos , o pão, comprei azeitonas!!!!! eu sei não tem nada haver!!! mas são tão lindas!!! e eu estava com saudades de azeitonas!!!ahhhhhh!!!
Chegaram os convidados, sentamos e começamos a almoçar. Não me lembro se a comida estava boa, o certo é que não sobrou nada, passamos o tempo na conversa e a comer aos poucos.
A refeição tem essa maneira de ser, quando estamos bem acompanhados, para mim é a minha filosofia, a conversa, os contos, as anedotas, coisas pessoais quando arriscamos com os grupos certos...dá para tudo. E nada de Telemóveis!!!
Pode ser gratificante uma refeição...e no final, a Llaide diz para mim: Vais-me ensinar como fizeste a perna de borrego, estava maravilhosa!
Nem mesmo eu tive a noção daquilo que eu fiz, penso que quando fazemos uma coisa com gosto, independentemente para que objectivo for, tudo deve ser feito com muita dedicação muito afinco muito amor ( para ser maricas!!!) , e a coisa resulta sempre, até mesmo um pedaço de pão e uma sardinha assada.

Sem comentários:

Enviar um comentário