sábado, 2 de novembro de 2019

experiências, fotos, gastronomia, etc...


Este é provavelmente o meu "caminho" preferido! eu já o conheço algum tempo e garanto a 100 % que merece ser feito...poderá ser realizado normalmente em 4 ou 5 dias! em jeito de "turismo" , em jeito de "relax" e na "descontra" como se diz na gíria.
A EN 2 é a segunda via mais antiga de Portugal e liga o país do Norte a Sul pelas regiões do centro.
Para mim, que sou suspeito, os meus pontos preferidos são aqueles que unem a região beirã e o alto alentejo pelas seguintes razões:
Tem mais lugares para visitar, são mais arbóreos para dias de primavera ou verão, e se por algum motivo ou necessidade de cancelar este trajecto conseguimos sempre encontar uma auto-estrada muito próxima desta EN.
É aquela que é  mais rica em termos de gastronomia, desde peixe do rio ( Mondego, Aguieira, Zezere, Tejo), pratos de carne (de bovino por  exemplo rojões e bife em Tondela, St Combadão e Mortágua, pratos confeccionados à base de carne de ovino e caprino , os tortulhos de cabra velha, maranhos, cabrito "estonado" no forno a lenha, chanfana  etc. É também uma região dos queijos e enchidos.
Os locais menos interessantes para mim, nesta EN2 situan-se mais a Sul, nomeadamente, Almodovar, S. Brás de Alportel até Faro, é menos verde, é mais montanhoso, no Verão muito calor com temperaturas acima dos 40º, porém podemos visitar cidades muito bonitas ( Almodovar, São Brás)  Não existem muitos locais para ficar , poucas áreas para abastecer o carro - é preciso pois, algum controlo.
O ideal para fazer a EN2 de Norte a Sul, ou melhor dizendo, para ter mais prazer para fazer esta viagem será  a utilização de uma AutoCaravana.
Fica a dica! Boa viajem!

Sem comentários:

Enviar um comentário