sexta-feira, 21 de setembro de 2018

a fogueira dos contos, uma memória por dia.


Eu ainda sou do tempo disto, o da imagem acima, sei lá...lembro de tantas coisas , como tantas que eu também já esqueci.
A minha bisavó nos seus pequeninos 1,55 metros de altura, mas "gigante" como mulher, fazia para 5 cachopos com idades entre os 4 e os 9 anos torradas ao Domingo de manhã , antes da caminhada até à igreja, para a "tradicional" e enfadonha missa dominical e catequese.
Se o Domingo tinha um momento especial era este! as nossas torradas com leite misturado com um pó de chocolate , numa embalagem em vidro, e que ostentava um poderoso nome : KOKI! era assim o nome...
Antes de partir era sempre contada uma história, ou outra coisa qualquer, aquela pequenina mas grande mulher tinha sempre dois dedos de conversa para os cachopos.
Os invernos na altura eram diferentes,  agora, nesta época, estão mais secos, tem menos vento, e não cheiram a nada. Antes havia cheiro a fumo, um fumo especial que saída das chaminés, oliveira, carvalho , madeira deste género. Havia bruma pela manhã, e eram especiais aqueles invernos.
Tenho saudades destes "invernos" da minha infância!
Este ano, nas férias, visitei a sua sepultura, soltei uma lágrima de saudade, daquelas perdidas que caem no chão e não servem para mais nada.
São agora, aqui, 8: 24 da manhã, segundo o relógio do meu laptop, e estão uns modestos mas sinceros 14 º . Vou até ao ginásio fazer uns quilómetros.
Boa semana a todos.

4 comentários:

  1. pois é! mas não é para todos ;)
    penso que fui um previligiado.
    bjo

    ResponderEliminar
  2. Sem
    Dúvida nenhuma. Um privilégio de poucos. Lindo de ler. Faz passar um filme na cabeça.
    Obrigada.
    Abraço brasileiro :)

    ResponderEliminar