sábado, 29 de outubro de 2016

tinha chegado o dia


Era um sitio que eu ambicionava visitar, não pela beleza mas pelo facto histórico.
Queria sentir o que muitos dizem quando regressam de novo a casa, e assim é, e assim aconteceu.
Estou em  Auschwitz.
De onde vivo até ao "memorial" são duas horas e meia em auto estrada, vim com duas colegas de trabalho, uma argentina e outra americana.
A foto do post deve ser igual a milhares que são tiradas neste local, da mesma posição, para que seja gravado ou filmado a famosa frase em alemão : o trabalho liberta .
Aquilo é enorme, demasiado grande - entramos por ali fora ouvindo a explicação de um guia na lingua nacional o que não deu jeito nenhum, e decidimos fazer por nós próprios o roteiro à nossa medida.
Colocar o que eu vi em palavras é muito difícil, não sei se é a palavra certa, mas sim dificil...pelo que vemos, o que imaginamos e é simplesmente horroroso...
Eu sei o que é tijolo refratário, e ver rasgos naquelas paredes, próximas de janelas, feitas com esse tipo de material com as unhas de humanos aflitas pelo gás dá uma dimensão horrorifica.
Os valados, as pilhas de lenhas, o arame farpado, as torres de vigia, as paredes vermelhas com dizeres das SS, e as madeiras, aquelas que resistiram ao tempo, testemunhas de um momento muito pouco digno a qualquer ser humano.
As minhas colegas a meio do percurso não resistiram e voltaram para trás, eu continuei, queria ver uma coisa que algures eu tinha lido...mas não consegui ver. Os "crematórios estavam fechados e só deu para ver do lado de fora os fornos onde se queimavam os mortos e os vivos.
Havia um espaço, atrás do refeitório dos soldados alemães, em que eram colocados os restos e os dejetos ...e era ali que muitos comiam, qual lavagem de porcos. Continuei devagar, e depois, e depois há um cheiro estranho naquele espaço...não sei explicar, o coração palpita, de sensações tão negativas...dá a sensação que é um espaço com almas presas, voltei para trás porque já não queria ver mais. Apanhei a minha companhia e partimos para um café para tomar chá.
Está frio, e a cidade é tão bonita. Tenho a sensação que aqui, é um sitio onde só se visita uma vez na vida. Eu pelo menos assim tenciono...
Fica a visita, fica esta experiência...

2 comentários:

  1. Caramba... Também tenho curiosidade... A Suzana também já lá foi e tem uma opinião parecida. Agora, é mesmo muito difícil imaginar uma cidade bonita à volta desse campo. Como é? A cidade é já ali, vai-se a pé ao café ou não, tem de se apanhar um táxi ou coisa que o valha porque ao redor do campo é um deserto, já ninguém se atreve a construir em volta de tal concentração negativa?

    ResponderEliminar
  2. Considero que deve ser uma das tuas viagens!!! tens de vir ver isto...é uma coisa!!! explicar este lugar é incrível e faltam-me as palavras. De resto chegar aqui para mim foi fácil, além disso as auto estradas são baratas bem como o resto de todo o transporte! incrível mesmo.
    A cidade, referia-me a Cracóvia, que é muito bonita sim, é a mais moderna das cidades da Polónia. Auschwitz, fica a meia hora de Cracóvia, é muito "comercial" masoquista ...vender postais e cenas relacionadas com o "tema" é de engolir a seco!!! eu não trouxe nada, apenas um soco no estomago!!! Vir aqui de Portugal de propósito será fácil tb, Porto pela Easyjet até Berlim ( o melhor) e depois pela LOT ou pela ADRA até Lódz e depois de Comboio até Cracóvia. Construção aqui tá quieto!!! e quem é que quer viver aqui...se bem que isto é grande mas enfim...tão frio aqui em todos os sentidos!!! Jazus…!!!
    Tem um rio muito bonito!!!
    Cafézinho? sabes qtocusta um café aqui?! 2,50€ !!! ah pois...!!! é cena fina aqui...não há cafés como em Portugal um a cada esquina!!!
    BJO GDE!

    ResponderEliminar