sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

A ultima lagrima, depois outras que vem...

 Eu nao sabia que isto iria acontecer-me, geralmente acontece aos "fracos", aqueles que sao os frageizinhos, e outros inhos...diz-se isso vulgarmente,e foi sempre aquilo que eu ouvia e foi sempre tambem a minha convicçao, estava errado, completamente impreciso!

A minha depressao nasceu, desenvolveu-se e cresceu num circulo e numa dinamica que é a minha vida profissional, e no meu proprio eu, o da minha existencia, o da minha essencia, daquilo que eu nao consigo alcançar e sobretudo daquilo que eu quis conseguir e nao consegui.

Sabia là eu o custo disto tudo! 

Hà uma certa lisura nisto tudo, por vezes ouço e ouvi dizer nas entrelinhas de algumas pessoas esta ideia, como è que este tipo com a vida que tem pode ter depressao!? ser infeliz !?

O meu primeiro erro...ter escondido durante todo este tempo! anos! com um so prejudicado...EU!

Contudo, houve um determinado dia em que eu senti que algo tinha  desmorenado dentro mim, senti a minha estrutura emocional a cair redondamente no chao,nao aguentei, fui literalmente ao tapete como costuma-se dizer. 

Comecei a perder o controlo das coisas mais simples mais basicas do dia-a-dia, e foi me completamente dificil de explicar a quem estava mais proximo de mim aquilo que se estava a desenvolver-se dentro de mim.

Explicar a alguem que està sao e dizer que estamos no fundo de um poco é tao dificil como assustador, porque nao temos todos verbos para explicar a intensidade negativa da nossa consciencia e existencia naquele momento.

A minha resistencia durou quase 6 anos...nem eu proprio tive a nocao desse tempo...nao persenti sequer o risco que corria. 

Eu ia para o trabalho, sentava-me no banco do autocarro, olhava para fora para os outros nao poderem ver-me que as lagrimas escorriam pela cara abaixo, era um esforço enorme suster-me quando passava pelo segurança da empresa, ja nem dizia bom dia como habitualmente. Entrava no escritorio e so saia de là quando ninguem final do dia quando o escritorio estivesse vazio. 

Funcionou assim uma e duas semanas...foi uma primeira solucao, depois foi mais dificil justificar-me. As pessoas do escritorio estavam habituadas ao meus conselhos, às minhas solicitacoes, ao meu normal bom humor às minhas piadas, etc...eu jà nao conseguia fazer nada...

Os rumores foram surgindo, ate ao dia que o meu chefe "perdeu" a cabeca  e exigiu que eu pedisse uma sick leave e visitasse sem mais demoras um médico psiquiatra seu amigo de infancia.

Reconhecendo conscientemente a extrema importância de procurar ajuda,  procurei o tal médico, que mostrou ser um profissional de saúde mental do melhorzinho que eu ja conheci algum dia. Proporcionou-me um espaço seguro para expressar os meus pensamentos as minhas emoções. Através da terapia ele obteve informações valiosas sobre as causas profundas de minha depressão e deu-me e ensinou-me mecanismos de enfrentamento para controlar os meus sintomas.

Claro, a medicaçao tambem ajudou , e em muito...nao sei que material foi aquele que eu tomei, por vezes sentia-me nas nuvens, so queria dormir, e durante a noite eu deambolava como fosse uma criatura sem corpo, apenas existia alma.

A minha  jornada rumo à cura não foi linear. Houve altos e baixos, momentos de progresso e retrocessos. No entanto, ele permaneci resiliente e comprometido com o meu bem-estar. Junto com a terapia, incorporei práticas de autocuidado com a minha  "rotina" diária, como exercícios, meditação e prática de hobbies que ja nao fazia algum tempo ...e isso, trouxe-me de volta para uma vontade de viver e de continuar a minha vida.

Com o passar do tempo eu começeia notar mudanças positivas com a minha saúde mental. A névoa da depressão dissipou-se gradualmente aos poucos e naturalmente recuperei o senso de propósito e esperança. 

Inspirado pela minha própria experiência, tornei-me um defensor da sensibilização para a saúde mental, partilhando a  minha história em centros, nos hub's e nas mais diversas corporaçoes no sentido de reduzir o estigma que rodeia a depressão e encorajar outras pessoas a procurarem ajuda.

Afinal nao acontece so aos outros, os sinais estao là, sempre là! é preciso reconhecer o problema e procurar ajuda imediatamente.

💪👌😃

Sem comentários:

Enviar um comentário